NOSSA REDE DE PARCEIROS

LOGO_300 p.jpg

Frenavatec
http://frenavatec.wixsite.com/frenavatec

 

A Frente Nacional pela Valorização das TVs do Campo Público - FRENAVATEC é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, constituída por representantes de TVs do Campo Público, onde se incluem TVs comunitárias, sociais, educativas e instituições interessadas no fomento, valorização e desenvolvimento da comunicação comunitária e social no Brasil, além de pessoas interessadas em contribuir com esta temática.

 

Formada por dirigentes comunitários e sociais, jornalistas, sindicalistas, artistas, universitários, intelectuais e a comunidade em geral, engajados na luta pela valorização e democratização da comunicação, com base nos canais comunitários televisivos.

 

A FRENAVATEC tem como função estruturar e executar ações e projetos, trabalhando pela concretização de políticas públicas para o setor, além de agrupar, localizar, mapear e disponibilizar uma rede nacional de contatos, conteúdos e projetos entre as emissoras de televisão comunitárias, propiciando que sejam efetivados ações que contemplem a todos, quer seja no campo do audiovisual, da preservação, difusão e valorização da cultura nacional.

Polis.jpg

Instituto Pólis
http://polis.org.br


Fundado em 1987, o Instituto Pólis é uma Organização não Governamental de atuação nacional e internacional. Atuamos na construção de cidades mais justas, sustentáveis e democráticas, por meio das seguintes áreas: Reforma Urbana (Direito à Cidade e Urbanismo), Democracia e Participação (Juventudes, Formação e Participação Cidadã), Inclusão e Sustentabilidade (Resíduos Sólidos, Desenvolvimento Local e Segurança Alimentar e Nutricional) e Cidadania Cultural (Convivência e Paz e Mídias Livres).

 

Nosso objeto de trabalho concentra-se no plano das relações entre as representações da cidadania e os governos locais, nas políticas públicas e nos processos de participação popular e fortalecimento dos movimentos sociais, na organização de fóruns e redes, na análise da gestão municipal e de políticas públicas.

 

Realizamos seminários e debates públicos, atividades de capacitação, mapeamentos socioculturais, consultorias, além da articulação de ONGs e da atuação em conselhos municipais e nacionais e em Redes e Fóruns.

logo_relacionais_OK 2.jpg

Intituto Relacionais

(http://www.relacionais.org.br/)


O Relacionais 

O Relacionais identifica necessidades de comunidades, órgãos públicos e empresas privadas e as transformamos em projetos e programas culturais e sociais. A missão é disseminar e democratizar os direitos humanos, empoderando todas as pessoas para que se tornem cidadãs. 

 Especialistas em: 

• Elaboração e gestão de projetos próprios e de terceiros; publicação de revistas, livros, documentários e afins;

• Promover atividades educacionais, culturais e sociais; instrumentos de monitoramento e avaliação de projetos;

• registro da produção, organização e sistematização de informações; capacitação e formação de agentes e

• profissionais em áreas de natureza pública ou privada, com vistas à execução de políticas sociais

prumopro.png

PRUMO PRO 

(http://prumopro.com/)


A PRUMOPRO é uma empresa formada a partir da experiência e conhecimento especializado de sua equipe em gestão de projetos nas áreas de cultura, educação, esporte, integração social, direitos humanos e sustentabilidade.

 

Oferece um serviço personalizado a empresas, organizações não governamentais, agentes culturais e entidades governamentais. Seus profissionais são agentes transformadores em empresas e organizações, que identificam necessidades e criam projetos específicos para soluções de problemas, aperfeiçoamento de cenários e mudanças de paradigmas.

Projeto Sol.png

Projeto Sol
(http://projetosol-es.org.br/)


A Instituição Beneficente de Assistência à Criança – Criança Somos o Amanhã, também conhecida como Projeto Sol, nasceu 1991, através de um grupo de amigos que queriam promover uma Festa de Natal para crianças carentes. 

 

Por cerca de 10 anos, trabalharam o assistencialismo com um grupo de voluntários, que organizava eventos beneficentes e desta forma adquiria brinquedos e cestas básicas, com mutirões sociais nas comunidades, oferecendo atendimentos diversos.

 

A partir de 2006 percebeu-se que podíamos ir mais além e proporcionar qualificação profissional para jovens e adultos. Em 2013, iniciamos o atendimento a adolescentes do sexo feminino através de acolhimento institucional. 

 

A partir desse programa novas parcerias surgiram com diversas instituições tais como a Prefeitura Municipal da Serra, Prefeitura Municipal de Vitória e Prefeitura Municipal de Vila Velha/ES. 

rios de criatividade.jpg

Rios de Encontro
(https://riosdeencontro.wordpress.com/)


O Projeto Rios de Encontro localiza-se na comunidade ribeirinha afro-descendente Cabelo Seco, bem na ponta entre os Rios Tocantins e Itacaiúnas, o bairro matriz da cidade amazônica de Marabá que sofre o terceiro maior índice de violência no país.

 

Convive há cinco anos no coração deste bairro excluído e violentado por um século de exploração, transformando sua riqueza cultural adormecida através de formação artística, gestão cultural e produção transcultural, em uma proposta que integra quatro gerações da comunidade, gestores do poder público e profissionais de educação, saúde, cultura e segurança.

 

Formado por um núcleo gestor de jovens artistas de micro-projetos artístico-culturais da comunidade Cabelo Seco, apoiados por um núcleo gestor de suas mães produtoras na sua Casinha de Cultura, o Projeto hoje atua em sete frentes: o grupo musical Latinhas de Quintal; a companhia de dança AfroMundi Pés no Chão, o projeto de jornalismo social Nem Um Pingo; o coletivo audiovisual Rabeta Videos, um Cine Coruja, e Folhas da Vida: bibliotecas familiares.

 

Juntos, lentamente, integraram as janelas, portas, ruas estreitas e pracinha do Cabelo Seco em um palco comunitário de transformação que se estende do seu Barracão de Cultura para abraçar as escolas e bairros populares vizinhos, a mídia, as universidades, o aeroporto, os shoppings e até a câmara de vereadores de Marabá em debate corajoso sobre a preservação da vida juvenil e da Amazônia diante a ganância velada das mineradoras.

 

O coletivo comunitário do projeto é composto dos dois núcleos gestores, coordenados pelo Instituto Transformance: Cultura e Educação.

SD.png

Santuário Digital / PUC Minas
http://santuariodigital.com.br


O Santuário Digital – SD é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa “Religião, Patrimônio Cultural e Turismo Religioso”, do Departamento de Ciências da Religião da PUC Minas, fundado em 2014, motivada, inicialmente, pela necessidade de documentar, preservar e promover os bens culturais da Igreja Católica no Brasil, por conta de sua importância e eventual precariedade, em atendimento à orientação da Carta Circular do Pontifício Conselho para a Cultura, de 1999, sobre os Bens Culturais das Igrejas. 

 

Utiliza recursos tecnológicos de geoprocessamento e a geração de mapas e rotas, voltados para a promoção do patrimônio cultural e do desenvolvimento do turismo sustentável, a serviço das comunidades locais.

 

É uma multiplataforma digital (biblioteca digital, portal e aplicativos), para armazenamento, localização, identificação, divulgação e promoção dos bens naturais e culturais, que integra dados oficiais com as perceções das comunidades locais.

 

Esta plataforma, voltada para a educação ambiental e patrimonial, está comprometida com a democratização das informações sobre o patrimônio, com comunicação comunitária e com a formação para uma cultura cidadã, é o Santuário Digital - SD.

scholas.png

Scholas Occurrentes / Vaticano
(http://web.scholasoccurrentes.org/en/)


As ‘Scholas’ nasceram em Buenos Aires por iniciativa do então Arcebispo Jorge Bergoglio, hoje Papa Francisco: são uma rede internacional que une estudantes de todo o mundo ao redor de um programa educativo baseado na arte, no desporto e na tecnologia.

 

O objetivo é promover a integração social e a cultura do encontro e da inclusão nas escolas.

 

Recentemente tornou-se uma fundação pontífica. Com isso, a rede passa a receber apoio direto da Santa Sé, erigida como pessoa jurídica privada dentro do ordenamento canônico.