ICC-Encontro Italia 1.png

SEMINÁRIO PONTOS DE ENCONTRO

Cultura a unir os povos

 

 

 

 

 

 

 

 

"Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade"

 

Realizado pelo INSTITUTO CASA COMUM, em parceria com o Programa Scholas Occurrentes, aconteceu o Seminário Pontos de Encontro - cultura a unir os povos com a participação de 48 pessoas, de 28 entidades com atuação em cultura, natureza e comunidades de diversos países da América Latina.

 

O Seminário fez parte do IV Congresso do Scholas Cátedras – Universidades em saída (ação do programa Scholas Occurrentes junto a universidades de todo mundo) e teve por objetivo sistematizar experiências de Pontos de Cultura e movimentos pela Cultura Viva Comunitária na América Latina, bem como a  apresentação de propostas para  transformação dessas experiências em projeto mundial, via a criação de um FUNDO MUNDIAL PARA A CULTURA DO ENCONTRO.

 

A intenção é oferecer políticas públicas para a Cultura do Encontro, da paz e da convivência, baseados na experiência brasileira com o programa Cultura Viva e os Pontos de Cultura, que chegaram a alcançar 3.500 Pontos de Cultura em 1.100 municípios, beneficiando 9 milhões de pessoas, entre 2004/10 (dados do IPEA). Posteriormente essa política pública transformou-se em movimento latino americano e hoje está presente em 17 países. Agora, a intenção da parceria é fortalecer e expandir a experiência através de Pontos de Encontro, que ficariam encarregados da formação de Agentes Jovens de Comunidade, de maneira abrangente, e sempre voltada para o desenvolvimento comunitário e cidadão, notadamente nos campos das artes e da cultura, da recreação e o lazer, comunicação popular e cultura digital, ambiente e organização cidadã e democrática. 

 

Durante o seminário também ocorreu o lançamento do livro CULTURA A UNIR OS POVOS, a arte do encontro, de autoria de Célio Turino e fotos de Mário Miranda, com apoio e edição do Instituto Olga Kos; também houve exposição de fotos contidas no livro, igualmente com apoio do Instituto Olga Kos e a exposição Arte e Jogo de Silvia Bove. Ao final foi redigida a Carta de Castelgandolfo, assinada por todos os presentes e entregue ao Papa Francisco, que já respondeu a mesma, e cujas medidas serão em breve anunciadas. O seminário também contou  com o apoio do Instituto de Políticas Relacionais

PALESTRANTES E MEDIADORES

Confira a seguir os perfis de alguns palestrantes do Seminário

 

carol.jpg

CAROLINA PASQUALI

Instituto Alana, Brasil

 

Diretora executiva do Instituto Alana, é jornalista e especialista em gestão pela Universidade Pontifícia de Salamanca. Atuou por mais de uma década em diversas redações, até decidir se dedicar a projetos nas áreas de educação e comunicação transformadoras. Está no conselho global do Design for Change.

Célio Turino

CÉLIO TURINO

Instituto Casa Comum, Brasil

 

Atua há mais de 30 anos junto à movimentos sociais e culturais. Foi secretário municipal de Cultura de Campinas, Diretor do Departamento de Programas de Lazer na Prefeitura de São Paulo, e secretário na Secretaria da Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, onde criou o Programa Cultura Viva.

Damiana.jpeg

DAMIANA LANUSSE

Scholas Art/ Scholas Occurrentes, Argentina

 

Responsável pela Scholas Art do Projeto Scholas Occurrentes. Argentina, possui graduação em Relações Internacionais, Ciencias sociais.

DANIELA GREEB

DANIELA GREEB

Instituto de Políticas Relacionais, Brasil

 

Diretora Geral do Instituto de Políticas Relacionais. Assistente Social pela PUC/SP e Sociopsicodramatista pela Role Playing. Especialista em gestão de projetos sociais e culturais, mobilização de recursos e prestação de contas.

Geovana.jpeg

GEOVANA MARIA CARTAXO DE ARRUDA FREIRE

Universidade Federal do Ceará, Brasil

 

Professora Doutora de Direito Ambiental e Urbanístico na Universidade Federal do Ceará. Ouvidora e ambientalista.

Germana Moraes.png

GERMANA DE OLIVEIRA MORAES

Nación Pachamama, Brasil

 

Professora da UFC e participante da Rede Harmonia com a Natureza das Nações Unidas e da Rede Internacional pelo constitucionalismo democrático latino americano. Co-criadora e Mama do movimento Nación Pachamama, com atuação no Brasil e no exterior. Juíza Federal no Ceará.

Jairo.jpg

JAIRO ADOLFO CASTRILLÓN ROLDÁN

Semiósfera Corporation, Colômbia

 

Comunicador Social   - Jornalista, Mestre em Educação e Especialista em Gestão e Políticas Culturais. Especialista em pesquisa cultural e política e os planos de desenvolvimento cultural na Colômbia, a nível nacional, regional, cidade e distritos de Medellín conselheiro.

Joana.jpg

JOANA D´ARC RIBEIRO DE SOUZA ARRUDA ANDRADE

Ponto de Cultura e Museu Poço Comprido, Brasil

 

Professora, bióloga e pesquisadora em assuntos de cultura popular e educação patrimonial. Coordena o Ponto de Cultura e Museu Poço Comprido. Integra a Associação dos Filhos e Amigos de Vicência (AFAV) que é mantenedora deste museu e ponto de cultura, além da Escola de Cultura Frei Caneca.

JORGE BLANDON.jpg

JORGE BLANDON

Corporação Cultural Nuestra Gente, Colômbia

 

Diretor teatral Jorge Blandón possui experiência de mais de 20 anos à frente da Corporação Cultural Nuestra Gente: um coletivo que atua na comunidade do bairro de Santa Cruz, periferia da cidade de Medellín, na Colômbia.

Jose Virgilio.png

JOSE VIRGILIO LEAL DE FIGUEIREDO

Instituto Arte no Dique, Brasil

 

Presidente e criador do Instituto Arte no Dique, em Salvador, Ativista, Gestor e produtor Cultural,  administrador de Empresas, prestou serviço público no Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia e Fundação Cultural da Bahia. Criou em parceria com o Olodum e Prefeitura de Santo André o Projeto Régua e Compasso oficina de Percussão na comunidade Jardim Santo André.

KARL MARX SANTOS SOUZA 2.jpg

KARL MARX SANTOS SOUZA

Cabras de Lampião, Brasil

 

Ator e Poeta desde os 08 anos de idade, Karl Marx iniciou sua carreira junto a seu pai,Anildomá Willans de Souza. Vivenciando a cultura popular com o próprio pai e também com outros grandes nomes da Arte Pernambucana. Desde 2002 integra o elenco do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, de SerraTalhada/PE.

Bolas do ICC.jpg

MARA CALOI GROSSON

Brasil

 

Breve CV

Marcio Caires.jpg

MARCIO CAIRES

Grãos de Luz e Griô, Brasil

 

Educador, contador de histórias e idealizador da Pedagogia Griô e da ONG Grãos de Luz e Griô.

Emilia.jpg

MARIA EMÍLIA DE LA IGLESIA

Cooperativa La comunitária de Rivadavia, Argentina

 

Diretora teatral, atriz, professora, dramaturga, Lic. Comunic Social, editora. Fundador da Cooperativa " La Comunitaria " . Última 12 a ñ OS dirige grupos comunitários, jovens e crianças 's teatro. É um dos referentes do Movimento da Cultura Viva da Comunidade Argentina e da Rede Nacional de Teatro Comunitário. Autor do livro " Sansinena lá, pedaços de memórias de tecido futuro " , a participação ou n em antologias í para Literary 100 a ñ OS Tom Biblioteca des Jofre de Am E Rica, Província de Buenos Aires

MARTHA LEMOS.jpg

MARTHA LEMOS

Mediadora

 

Psicóloga, atriz e arte educadora, especializada em psicodrama, atua nas áreas clínica, organizacional, educacional e institucional. Atualmente é consultora do Instituto Pólis.

Bolas do ICC.jpg

PADRE PAULO SERGIO BEZERRA

(País)

 

Breve CV

rose 1 (2).jpg

ROSE CINTRA

Ponto de Cultura dos Artesãos de Arraial do Cabo,  Brasil

 

Coordena o Ponto de Cultura dos Artesãos de Arraial do Cabo (RJ), junto a pescadores e rendeiras de bilros. É técnica em Turismo, formada em Comunicação Social, com especialização em Marketing Cultural e Publicidade.

Bolas do ICC.jpg

SANDRA ORQUENDO

(País)

 

Breve CV

SILVANA BRAGATTO.jpg

SILVANA BRAGATTO

Instituto Casa Comum, Brasil

 

Presidenta do Instituto Casa Comum, é doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista. Professora de logística e administração da produção.

Silvia.png

SILVIA BOVE

Chacras para todos Asociación Civil, Argentina

 

Artista plástica de reconocimiento nacional y local, desarrolla dispositivos ludidos de estimulación artística. Trabaja desde los sentidos como parte esencial de los mismos, el espacio es cómplice indiscutido de sus instalaciones lúdicas, que año tras años se incorporan nuevos dispositivos capaces de desafiar el tiempo y el espacio. Integra desde hace 10 años el teatro comunitario Chacras para Todos, es presidenta de su asociación desde 2012 a la actualidad.

Bolas do ICC.jpg

SILVIA REGINA DE LIZ SOUZA

(País)

 

Breve CV

ULISSES RIEDEL REZENDE.jpg

ULISSES RIEDEL REZENDE

União Planetária, Brasil

 

Advogado, presidente da ONG União Planetária e ex-senador da República.

VANESSA LABIGALINI.jpg

VANESSA LABIGALINI

Instituto de Políticas Relacionais, Brasil

 

Diretora de Projetos e Comunicação do Instituto de Políticas Relacionais. Assistente Social pela PUC/SP e Sociopsicodramatista pela Role Playing. Radialista com experiência em variados Programas de TV e rádio

VERIDIANA NEGRINI.jpg

VERIDIANA NEGRINI

Instituto de Políticas Relacionais, Brasil

 

Cientista Social, tem experiência em gestão de projetos com ênfase em cultura e direitos humanos. Já trabalhou no Ministério da Cultura, e diversas organizações do terceiro setor. É gerente de projeto do Instituto de Politicas Relacionais.

VERONICA SACTA CAMPOS.jpg

VERONICA SACTA CAMPOS

Alianza Latinoamericana por los derechos de la madre Tierra, Equador

 

 

Ativista socioambiental e cultural, descendente de Cañari, guardiã das tradições ancestrais da visão cósmica andina, ecofeminista e um dos pilares do Conselho de Visões Guardiões da Terra. Promotora dos Direitos da Natureza.

Bolas do ICC.jpg
Vinicius.jpg

VINICIUS LIMA BATISTA

IPDM, Brasil

 

Educador popular, professor de filosofia e membro da equipe de articulação e coordenação do coletivo IPDM (Igreja – Povo de Deus – em Movimento)

Wanessa.jpg

WANESSA SANTOS

Movimento Canavial, Brasil

 

Produtora cultural, professora e pesquisadora. É coordenadora pedagógica do Ponto de Cultura Maracatu Estrela de Ouro de Aliança e também coordenadora do Pontão de Cultura Canavial. Há doze anos desenvolve na Zona da Mata Norte Pernambucana trabalhos de Educação, patrimônio e cultura, integrando a equipe de coordenação do Movimento Canavial.

APRESENTAÇÕES

Instituições participantes

 

Chacras para todos Asociación Civil

 

Teatro comunitario de Mendoza, Argentina, integrante de la Red Nacional de Teatro Comunitario y del Movimiento Latinoamericano de Cultura Viva Comunitaria. Trabaja desde el arte como herramienta de transformación social hace 10 años en el distrito de Chacras de Coria y zonas aledañas, esta integrado por 150 vecinos de diversas edades y condiciones sociales. Han creado más de 6 obras de teatro comunitario, Estimulado la creación de un ensamble musical de música latinoamericana, en el teatro Leonardo Favio, (espacio recuperado en 2010), dictan talleres de teatro para niños, jóvenes, acrobacia, plástica escenografita, cine, Milonga comunitaria. Promueven el armado de redes y fortalecimiento territorial, utilizando como eje, la memoria, las celebraciones y la identidad local, son Círculo de Cultura del Ministerio de Cultura de la Nación, han ganado varios premios a su trayectoria. En 2016 adhirieron al programa “Schola Ocurrentes” del papa Francisco junto con 60 organizaciones más de Latinoamérica. Actualmente forman parte de las organizaciones de CVC, que trabajan en la preparatoria del “IV congreso latinoamericano de Cultura Viva Comunitaria” a desarrollarse en mayo de 2019 en Argentina.

SAIBA MAIS ...

 

Cooperativa La Comunitaria de Rivadavia

 

Es una cooperativa social y cultural de provisión de servicios. A raíz de todos los proyectos artísticos, culturales y sociales que se "desprendían" de los grupos de teatro comunitario en cada una de las localidades, se planteó la necesidad de centralizar todas las actividades en una figura legal, que posibilitó hacer visible la multiplicidad de trabajos realizados y una apertura muy importante a la comunidad, ya no sólo desde el teatro. Es así como surge la conformación de la "Cooperativa La Comunitaria de Provisión de Servicios Culturales y Sociales Ltda". Desde que se conformó el grupo de Teatro Comunitario no se detuvo el crecimiento, no sólo en obras de teatro de construcción colectiva, giras y encuentros, sino que además de todo esto, comenzaron a surgir nuevos espacios culturales y sociales con la participación de muchos vecinos y un alcance muy grande en toda la comunidad. Uno de los objetivos de la cooperativa es apoyar todas las iniciativas de índole social que surjan de los grupos culturales que beneficien a sus socios y a la comunidad, basándose en los principios cooperativos y de integración social, multiculturalidad, producción y desarrollo.

 

SAIBA MAIS ... 

canchimalos.png

Corporación Cultural Canchimalos

 

Somos una Corporación Cultural sin ánimo de lucro, ubicada en Medellín con cobertura local, regional y nacional; dedicada a la formación, proyección e investigación de las diversas manifestaciones de la cultura popular colombiana. Nuestro trabajo se fundamenta en los principios de transparencia, identidad y cooperación. A través de expresiones lúdico–artísticas difundimos valores culturales, generamos bienestar social y resaltamos la importancia del patrimonio material e inmaterial de Colombia.

 

SAIBA MAIS ... 

Corporación Cultura Nuestra Gente

 

Hace una apuesta por la defensa de la vida, y promove desde la formación artística y cultural los valores del respeto, el afecto, la libertad de ninas y jóvenes, entendiendo que son estos los que pueden entrar a engrosar las filas de los grupos delincuenciales, y que corresponde a estas personas, saber que son los derechos humanos el suporte de la convivencia en la comunidad, para que haya una sana convivencia entre las personas se debe compreender que estos nacen en la profunda humanidad que cada sujeto logra descubrir desde sí mismo y en relación con los otros.

 

SAIBA MAIS ... 

Noestra gente.jpg
Semiósfera.jpg

Corporación Semiósfera

 

Entidad de cultura viva comunitaria, dedicada a la investigación en temas de cultura y mediación cultural, y al diseño de estrategias formativas a través de diplomados, cursos, talleres, seminarios, orientados a responsables de educación y cultura, gestores y mediadores culturales. Semiósfera, por un mundo creativo, sensible y solidario. Medelín - Colombia.

 

SAIBA MAIS ... 

Fundación Ratón de Biblioteca

 

Somos una Fundación, que forma parte del Sistema de Bibliotecas Públicas Comunitarias. Ven a descubrir el fascinante mundo de la lectura.

 

SAIBA MAIS ... 

logo-ratondebiblioteca_9795313226.jpg
IDPM.png

IPDM - Igreja Povo de Deus em Movimento

 

Dados serão disponibilizados em breve.

 

SAIBA MAIS ... 

Instituto Arte no Dique

 

Promove a transformação social e o desenvolvimento sustentável por meio da arte, da cultura e da profissionalização de jovens e adultos.

 

SAIBA MAIS ... 

arte no dique.jpg
alana.png

Instituto Alana

 

Organização da sociedade civil, sem fins lucrativos – nasceu com a missão de “honrar a criança” e é a origem de todo o trabalho do Alana que começou em 1994 no Jardim Pantanal, zona leste de São Paulo. O Instituto conta hoje com programas próprios e com parceiros, que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância e é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013.

 

SAIBA MAIS ... 

Instituto Olga Kos

 

Associação sem fins econômicos, que desenvolve projetos artísticos e esportivos, aprovados em leis de incentivo fiscal, para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. Além disso, parte das vagas de nossos projetos é destinada a pessoas sem deficiência, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e residem em regiões próximas aos locais onde as oficinas são realizadas. Desta forma, pretende-se possibilitar uma maior interação entre pessoas com e sem deficiência.

 

SAIBA MAIS ... 

IOK.png
logo_relacionais_OK 2.jpg

Instituto Relacionais

 

O Relacionais identifica necessidades de comunidades, órgãos públicos e empresas privadas e as transformamos em projetos e programas culturais e sociais. A missão é disseminar e democratizar os direitos humanos, empoderando todas as pessoas para que se tornem cidadãs. 

 Especialistas em: 

• Elaboração e gestão de projetos próprios e de terceiros; publicação de revistas, livros, documentários e afins;

• Promover atividades educacionais, culturais e sociais; instrumentos de monitoramento e avaliação de projetos;

• registro da produção, organização e sistematização de informações; capacitação e formação de agentes e

• profissionais em áreas de natureza pública ou privada, com vistas à execução de políticas sociais

 

SAIBA MAIS ... 

Movimento Canavial

 

O Movimento Canavial é uma rede cultural da região da Zona da Mata Norte Pernambucana, inicialmente, composta por dezenas de grupos, artistas, produtores culturais, empresas, associações, rádios comunitárias, pontos e pontão de cultura. Criado desde 2005 tem trabalhado coletivamente para a sustentabilidade das ações culturais e comunitárias da região. A partir do método canavial de formação em produção cultural tem potencializado as atividades e projetos com mais de 120 jovens capacitados. Em 2006 foi escrito o Manifesto Canavial e o Método Canavial foi transformado em livro. Todos os anos acontece a Conferência do Movimento Canavial e o Festival Canavial.

 

canavial.jpg
Nación Pachamama.jpg

Nación Pachamama

 

Somos sonhadores militantes que caminham, semeando e despertando a consciência Pachamama: a maravilha deste lar, la Madre Tierra. Levamos os ares latinos originários como um tom de cuidado e serviço à Vida, com base no Bem Viver e com o propósito de unidade popular e de integração entre todos os seres.

SAIBA MAIS ... 

Poço Comprido

 

O museu íntegra as edificações casa-grande, capela e moita do engenho de açúcar, Engenho Poço Comprido, único remanescente do século XVIII em Pernambuco, com tombamento federal, pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN

SAIBA MAIS ... 

Poço comprido.png
Grãos de luz.jpg

Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô

 

Somos um ponto de cultura, uma associação comunitária, uma rede de famílias e comunidades que nasceu em 1995 e que foi fundada juridicamente em 2001. Foi primeiro lugar no Brasil pelo Prêmio Itaú Unicef 2003 entre 1834 projetos no Brasil, primeiro premiado no Prêmio Democratização Cultural 2008 pelo Instituto Votorantim, Destaque no Prêmio Cultura Viva 2007 e outros prêmios regionais e já participou de 4 festivais e encontros internacionais de culturas populares e tradições orais. O Grãos de Luz e Griô busca a realização dos direitos a educação, arte, cultura e desenvolvimento sustentável em comunidades tradicionais, rurais e de periferia da Chapada Diamantina e do Brasil, para o fortalecimento da identidade, da ancestralidade e a celebração da vida do povo brasileiro.

 

SAIBA MAIS ... 

Ponto de Cultura Cabras de Lampião

 

Fundada em 1995 na cidade de Serra Talhada, vem desenvolvendo, ao longo dos anos, ações concernentes aos múltiplos aspectos culturais do homem sertanejo, tornando-se especialista em historiografia do cangaço, na figura lendária de Lampião; na dança do Xaxado e na musicalidade. A Fundação Cultural Cabras de Lampião é de personalidade jurídica, sem fins lucrativos e de finalidade cultural Tornou-se Ponto de Cultura Artes do Cangaço em 2008. Filiada a SBEC – Sociedade Brasileira de Estudiosos do Cangaço, a ARTEPE – Associação dos Realizadores de Teatro, de Utilidade Pública Municipal (pela Lei nº942/98) e de Utilidade Pública Estadual (pela Lei 12.402/2003).

SAIBA MAIS ...

logo_cabras-1.png

Ponto de Cultura dos Artesãos de Arraial do Cabo

 

Ponto de Cultura dos Artesãos de Arraial do Cabo. Defendendo os valores culturais dos pescadores artesanais de canoas.

 

SAIBA MAIS ...

LogoUP.png

 

União Planetária

 

A UNIÃO PLANETÁRIA é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, qualificada pelo Ministério da Justiça como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, que tem como objetivo principal a defesa dos ideais das Nações Unidas de fraternidade universal, de paz mundial, de justiça social, o que implica em trabalhar pelo fim da miséria e de todos os males sociais, através da busca por estabelecer novos paradigmas a partir de valores éticos, morais, culturais, sociais, assistenciais, econômicos, ambientais e espirituais cada vez mais elevados.

SAIBA MAIS ... 

IMAGENS

Como foram os dias em Castel Gandolfo/Itália

 

Bolas logomarca ICC, Instituto Casa Comum
line-separator.png

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

GRUPOS DE TRABALHO

Segue a relação de grupos de trabalhos (GTs) e e-mails de referência iniciais, para que possamos dar continuidade na construção conjunta do projeto. Quem ainda não se candidatou e o pretende fazer é só enviar o nome/GT escolhido para o e-mail da pessoa de referência do grupo […]

 

CARTA DE CASTEL GANDOLFO É ENTREGUE AO PAPA FRANCISCO

Os participantes do Seminário elaboraram em conjunto uma carta que foi entregue ao Papa Francisco, confira aqui a integra da CARTA DE CASTEL GANDOLFO_Cultura para unir os povos 2018 […]

 

line-separator.png

DOCUMENTOS COMPLEMENTARES